domingo, 2 de julho de 2006

Je suis desolé!

A expressão acima, pra quem não sabe, significa me desculpe, foi mal, lamento, em francês. Esse era o sentimento de tantos rostos que eu vi depois do jogo de ontem. Toda copa do mundo simplesmente pára o país: o comércio, na ânsia de vender mais, se agita, as pessoas ficam confiantes, surge um patriotismo que infelizmente a gente não vê em outras ocasiões importantes, como as eleições, por exemplo, ou no dia 07 de setembro. A turma reúne os amigos, vizinhos, cachorro, papagaio, sogra, namorada, família. A carne, a cervejinha, o refrigerante, a pipoca, o amendoim. Fazem mandinga, fezinha, reza, macumba, qq coisa, tudo com o objetivo da vitória. Não foi o que aconteceu.
Sabe, sempre fui uma negação no futebol. Gosto, mas não a ponto de todo fim de semana acompanhar jogos como a maioria das pessoas. Uma vez, em 94, fiz uma redação pra escola falando sobre a copa. Tenho guardada até hoje, pois aquela copa foi emocionante pra mim em muitos aspectos. Mas essa copa de 2006, sobretudo depois desse jogo, me fizeram associar muitas coisas entre o futebol e a vida. Vida do cidadão comum, que gasta seu pobre dinheirinho em fogos pra torcer para alguns jogadores que ganham salários milionários, nem moram no Brasil mais e são celebridades, igualzinho atores e cantores. Ver que o futebol é um dos esportes que mais estimulam a rivalidade e competição, talvez por serem os mais preferidos do povão, mas também o que nos dá uma lição: só se consegue atingir o objetivo se a equipe joga UNIDA, entrosada. Igualzinho uma família, que só consegue vencer as partidas da vida quando se une. O que eu vi ontem foi 23 celebridades jogarem de salto alto. E a França, mais uma vez, nos mostrou que com técnica, união e objetivo comum se ganha a batalha. Je suis desolé, mais nous ganhamos, pensaram os franceses. Je suis desolé, penso eu, pois nem sempre joguei com objetivo pra vencer as batalhas da vida. No entanto, sempre temos outra chance de ser vibrantes, confiantes, batalhadores. De jogar com amor, dedicação e persistência. No caso da seleção, só em 2010, talvez. No meu caso, GRAÇAS A DEUS, cada dia é um jogo decisivo. Espero enfrentá-lo com humildade e confiança.
Bem, é isso...

2 comentários:

Thaís Fronczak disse...

É vc tem razão em dois ptos do seu texto. Primeiro :O brasil para na copa! E segundo: tivemos um jogo com 23 celebridades jogando de salto alto! O povo brasileiro principalmente cultiva desde mto jovem a esperança de entrar nesse mundinho celeto de celebridades... pq afinal, é mto mais rentavel e facil ser jogador de futebol, ou modelo magérrima, do que ralar todo dia, como se esse dia fosse sempre uma semi final de copa do mundo! E visando tanto esse titulo de hexa, ou penta campeão, que o brasil é considerado lá fora um país de futebol e carnaval! E não um país de pesquisas ou algo assim! Achoq é isso! Meio revoltada, não!? Mas Faz parte...
Otima semana
Bejos!

Jaq Gimenes disse...

Há alguns anos eu já questionei - e muito esse patriotismo futebolístico de nosso país, mas hoje nem faço mais questão.
A verdade é que eu realmente me entristeci com o ocorrido, mas nem foi uma tristeza pela derrota, porque até mesmo no jogo da vida, e principalmente no jogo da vida, há os que ganham e os que perdem.
Mas pro povo brasileiro, tão judiado pela situação caotica de nosso governo e pela falência de parte de nossa sociedade, havia uma coisa em que nós eramos melhores, em que nós eramos considerados os melhores, e naquele momento aqueles 23 jogadores (eu até acho que são menos) esqueceram o que eles representavam, aliais, o que eles buscavam, pois eles estavam em busca não de uim simples titulo, mas sim em busca de um pouco de ORGULHO pra 180 milhões de pessoa, orgulho e esperança de que em alguma coisa nós podemos ser realmente bom, e não mais ou menos. E era através dessa esperança que motivaria essas pessoas a lutar por outras causas em seu país, e infelizmente, quando perdeu-se aquele jogo,perdeu-se também parde dessas pessoas que se tornariam Cidadão Brasileiros integralmente...
E por mais que a gente não concorde com isso, ignorar é burrice!
O que nós devemos fazer é mostrar que amamos o nosso país ganhando ou perdendo, num jogo de copa do mundo ou no congresso nacional...

E lutar sempre pra fazer alguma diferença!

É o que eu acho néam.