quarta-feira, 5 de julho de 2006

Bandeira?! Que bandeira?!


Era uma vez um menininho chamado Brás. Como boa parte das crianças nascidas no Brasil, passou fome e frio. Sentiu falta do que chama-se família margarina: todo mundo feliz, sorridente, arrumado, cheiroso, limpinho, igualzinho às propagandas. Mas mesmo assim, algo dizia pra ele que devia, mesmo assim, continuar... e foi o que fez. Cresceu querendo o tênis que as crianças da escola queriam, a calça, o caderno, o material escolar, a bola. Mas seu pai, coitado, com o pobre ordenado, dava o melhor de si.
Brás cresceu, estudou, formou-se na universidade e foi tentar a vida na cidade grande, sem lenço e sem documento. Passou por inúmeras situações: engraçadas, embaraçosas, tristes, raivosas, alegres. Sentiu solidão. No entanto, ele segue o lema inventado pelo presidente do seu país: não desiste nunca. Até que um dia, depois dos jogos em que seu time de boliche perdeu no campeonato mundial (ele era o favorito), Brás, andando pelas ruas de São Paulo, achou a bandeira do Brasil toda rasgada, caída, suja, maltratada, no chão. Pensou consigo: que diabo de gente é essa que só é patriota quando seu time ganha? E, que, quando perde, simplesmente descarta tudo, como se a porra dos outros países fossem melhores? Por que é que a gente tem a mania de achar que sempre os outros são mais felizes e melhores do que a gente? Brás pegou a bandeira maltratada, levou-a para casa e tratou ela com muito carinho, igualzinho em momentos em que algumas pessoas fizeram o mesmo com ele.
Qual é o final dessa história? Não sei. Só sei que podemos dar vários finais pra ela, mas eu, narrador dela, espero apenas que esse moço seja feliz...


PENSAMENTO:
"Não há progresso sem mudança. E, quem não consegue mudar a si mesmo,, acaba não mudando coisa alguma".
(George Bernard Shaw)

Um comentário:

Thaís Fronczak disse...

tenho duas coisas a dizer sobre seus post... na verdade são coisas que me disseram... Um foi o thiaguinho q me falou que para o seu dia ser uma merda, ou ser um dia margarina, depende do jeito que eu quero que ele seja,e eu decido isso qdo abro os olhos pela primeira vez em minha cama a cada dia. E outra que meu professor falou, temos que deixar de culpar os outros pelos nossos erros e parar de achar qe a grama do vizinho é mais verde e mais bonita!!!
para que a nossa vida se torne uma vida de margarina como vc disse, só depende de nós, de nossos sonhos, mas principalmente de nossas Atitudes!!!
Beijão
e otimo fim de semana!!!