quinta-feira, 17 de agosto de 2006

Gentileza


Temos tantas coisas pra fazer, muitas atividades, nunca temos tempo pra nada: a escola, a casa, as compras, as contas, o trabalho. Tudo num ritmo apressado, afobado. Mário Quintana dizia mais ou menos assim num dos seus poemas: "quando se vê já são seis horas... quando se vê, já se passaram cinquenta anos!". Cremos que o mundo é cruel, que o diabo é vermelho e tem um garfo enorme, que Deus tem um chicote, esperando com uma risadinha sarcástica quando é que a gente vai pecar de novo. Querem nos fazer crer que a guerra do Iraque é útil pra manter a paz mundial, que o sonho americano é o de todo mundo. Que nunca sairemos dessa vida escravizante, que sou mais um número inexpressivo nas estatísticas do IBGE. Enfiam goela abaixo que as mulheres precisam fazer a todo custo a chapinha japonesa ou usar o renew da avon.Pois envelhecer, nessa sociedade, como fazem também a gente acreditar, é feio, vil. Querem fazer crer que os homens não choram, que ser diferente da maioria dos "normais" [todas as minorias que há nesse mundão] é anormal, horrendo, doentio, ou qualquer outra nomenclatura. Que no Brasil só tem pra gringo ver bunda, peito, Rio de Janeiro, samba e pedofilia. Que não existem mais hoje amores como os de antigamente. Que antigamente era melhor. Que antigamente era pior. Que nunca, nada vai mudar [os pobres, os miseráveis de comida, alento, dignidade ficarão assim, estáticos]. Que sempre a dor é diginificante. Que ficar é legal. Que ser jovem de atitude é falar bonito e ficar 24 horas por dia preso na cultura da mtv. Que todo preto é burro. Que todo inteligente é branco. Que não há espaço pra um bom dia, especialmente nas grandes cidades. Enfim, que não há mais espaço pros nossos sonhos. Que felicidade não existe e que tristeza não tem fim [até um célebre poeta escreveu sobre isso].
Quase todos os dias, ainda que na maioria dos casos eu nem perceba, sou levado a crer em tudo isso, e até creio. Mas hoje, vendo o clip Gentileza, na doce voz de Marisa Monte, sou levado a crer numa força estranha no meu coração que pode sim, fazer com que pelo menos 1/3 de 1% [rs] do meu dia seja doce. Pois, como dizia o profeta gentileza [break: pra quem não sabe, gentileza foi um andarilho nas ruas do Rio de Janeiro, morto há algum tempo, que mesmo na sua condição, entregava rosas às pessoas, escrevia palavras de alento nas paredes, viadutos, e outros lugares que desse, e falava de coisas bonitas pra qualquer um. Muita gente podia achar ele um lunático, doido, maluco, bêbado, sem cultura e sujo, ele deve ter ouvido muitas palavras desagradáveis, mas mesmo assim, ele espalhou a alegria de viver. E sabe porque? Pelo simples ato de tentar fazer o dia de alguém mais colorido, feliz]:gentileza gera gentileza.
Qual será minha escolha pra esse dia? E pros próximos 10 anos?50 anos?
Bem, é isso...
p.s.: como eu sou um garoto internauta super burro, quem quiser ver o clip dessa música, entra lá no site: http://www.youtube.com/watch?v=VKnVAZHehV0 [acho que eu coloquei o link certo, se eu não coloquei, entra no site youtube.com, digite Marisa Monte e procure o clip gentileza. garanto que não se arrependerá].

3 comentários:

O Caderno disse...

Dear Friend
Gostei muito deste texto pq mostra que vc está mudando sua perspectiva para algumas coisas. Ser crítico não é ser pessimista, mas saber vislumbrar os outros ângulos dos quais se pode perceber a realidade. Ser otimista é tampouco ser ingênuo. Te cuida bem, sempre!

Thaís Fronczak disse...

Michel, realmente gentileza gera gentileza, mas creio tbm que a gentileza que voce gera tem que ser querida pela pessoa q a recebe... se não de nada vale...
Mas agradeço pelo seu comentário em meu blog, suas palavras foram como voce disse o 1/3 de 1% doce do meu dia! e Com as da jaq, ja tenho 2/3! =]
Obrigado pela vibrações boas que me mandas dessa cidade fria e sem chuva.
Beijos....

Jaq Gimenes disse...

Não se render as 'verdades' impostas pela situaçõesmecanizadasdenossasociedade, é um grande passo, saber que a sua verdade, a nossa verdaade ainda prevalece, a verdade de nossos corações é uma grande vitória. E espalhar essa gentileza é aquele velho dito fazer o bem sem se importar a quem. E não precisa ser um ato grande,o que a humanidade precisa (além de educação é claro) é simplesmente de carinho, e carinho é uma palavra, um sorriso, uma olhar amigo praquele desconhecido que está no ponto esperando o ônibus com você!

Amor: palavra que liberta já dizia o Profeta! ;)

Ótimo Post, eu não poderia ter feito melhor!

Bêjo meu caso tórrido de amor.. hudahsudahushhau