quarta-feira, 6 de dezembro de 2006

Eu tive um sonho

"Eu tive um sonho/ vou te contar/ eu me atirava do 8º andar/ e era preciso voar pelas escadas/ pra não morrer e não me machucar/ é o que devemos fazer... não temos que ter medo... é o que devemos fazer..."
Eu tive um sonho estranhíssimo. Dentre outras coisas, pessoas e situações, me lembro claramente de eu no começo do sonho fazer vários nós numa corda... e no fim dele eu desamarrava esses nós... e me sentia relax com aquilo.
Tive um dia meio conturbado. Resolvi fazer o teste HIV [campanha do dia 1º de dezembro, neuroses na cabeça. Pudera: tive algumas relações esse ano sem camisinha. Como cristão, e particularmente como católico, deveria ser contra relações sexuais antes do casamento, entre relacionamentos com pessoas do mesmo sexo, casaizinhos de namorados, etc e tal. No entanto, como trabalhei 6 anos com jovens, e sei que quase todos os jovens possui uma vida sexual ativa e sei também que boa parte desses mesmos que tive contato "de dia acendem uma vela pra um santo e à noite... bem... entenderam, né"? , o mais correto é se proteger e tentar viver bem, simples assim. Penso que o problema do sexo não se resume no ato em si, mas nas motivações, consequências, segurança. Mas esse assunto é pra outro post] e presenciei duas cenas que me chocaram.
A primeira era ver um menininho de uns três anos, no máximo. Um garotinho elétrico, sorridente, bonito, fofinho. Um senhor que estava com ele, a certa altura da conversa, conversando com outro moço, baixou as calças do garoto e lá estavam algumas manchinhas vermelhas na perna do piá. Bleh!
A segunda situação, algumas horas depois dessa, simplesmente cruel: uma moça bem simples saindo da sala com o resultado na mão, dizendo baixinho, mas o suficiente para as pessoas que estavam sentadas perto da porta ouvirem: "acho que eu vou ver Deus mais cedo", uma coisa assim. E dava risada, conversava como se nada tivesse acontecido. Uma senhora que estava sentada ao meu lado virou-se pra mim, logo depois de ver o exame da moça [ela estava como acompanhante] e disse, em tom de desabafo: deu positivo...
Bem, pra encurtar a conversa: fiquei quase quatro horas no centro de orientação. E quero aqui registrar meu agradecimento aos profissionais do lugar, nem parece que é serviço público de saúde. Não é atoa que o programa DST/AIDS brasileiro é considerado um dos melhores do mundo.
Depois, vim trabalhar e os alunos aqui estavam chatos, essa que é a verdade. Quando menos esperava, ganhei um livro de presente de uma aluna. Disse ela que era presentinho de natal. Achei tão bacaninha o gesto que daquele momento em diante, meu resto de dia ficou mais leve.
Sabe, quando acordei, hoje, depois desse sonho e refletindo o meu dia anterior ví que boa parte das neuroses que a gente têm são tão simples de serem resolvidas! Aconteceram muitas coisas, minha cabecinha de vento continua com uma porção de dúvidas, medos e monstros. E quer saber? Simplesmente não sei lidar com nada disso. Apenas sei que preciso aceitá-las como parte de mim, desencanar com esses diabos e seguir meu caminho. Da melhor maneira que eu puder. Dum jeito que no saldo final do balanço de nossas ações, eu esteja com a conta positiva.
Sou um meninogarotohomemnonsense com uma porção de defeitos: sou neurótico, chato, ácido, impulsivo às vezes, grosso, semvergonha, e tudo e tal. Mas tenho qualidades, à espera de que eu dê mais atenção daqui pra frente à elas e que mais pessoas apreciem esse estranho ser.
p.s.: Ah! o resultado do meu teste foi, graças a Deus, negativo!

2 comentários:

Anônimo disse...

rs ... fazer "o" teste é uma angustia. Ja fiz e a sensação é bem desconfortavel. Agora o result sai quase na hora, antes o result demorava mais pra sair. Nesse tempo passa muita caraminhola na cabeça!

Rs ... t+ amigo!

Carol Ramalho disse...

Rapáiz!
Ufa, hein? rs

Tô brincando, que bom que tá tudo bem com você!

E sabe, crianças ou mesmo pessoas de qualquer faixa etária que sabem se doar, mostrar seus sentimentos sem vergonha ou puder (tal qual a sua aluna, acredite, foi uma forma de dizer que gosta de você!) são as que nos fazem bem e que fazem que nos sintamos bem em relação a nós mesmo! =)

Bêeeeeeeeejo!